AS PRÁTICAS RACISTAS NO ESPAÇO ESCOLAR

A INFLUÊNCIA NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS NEGRAS

Autores

  • Danielle Celi dos Santos Scholz
  • Marta Irís Carmargo Messia da Silveira
  • Paulo Roberto Silveira

Palavras-chave:

Racismo, Saúde mental, Educação

Resumo

Este artigo trata-se de uma revisão bibliografia construída a partir das vivências no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Pampa (NEAB-UNIPAMPA) e do Programa de Extensão “Práticas Integradas em Saúde Coletiva (PISC), no qual a formação profissional é constituída por meio de discussões em torno da promoção de ações na perspectiva de transformação social e de atenção à saúde de forma integral aos diferentes coletivos, somada à necessidade das ações voltadas à saúde da população negra incidirem de forma transversal às ações de atenção à saúde mental. Neste contexto, objetivou-se constituir um referencial de análise, através de revisão bibliográfica, que permita a investigação das práticas racistas no espaço escolar e sua relação com a saúde mental das crianças negras. A busca dos textos desta revisão foi realizada nas bases de dados Literatura Latino Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os termos centrais da pesquisa foram: a) escola, b) crianças, c) professores, d) saúde mental e) racismo, f) discriminação racial, g) preconceito. O corpus da análise foi composto por 11 publicações, a partir das quais se obtiveram três categorias analíticas: Escola, Discriminação Racial e Saúde Mental. Conclui-se, com a pesquisa, a necessidade de maior produção científica que trate do racismo e discriminação racial, principalmente, no que tange ao trazer para o meio cientifico achados em relação aos efeitos na saúde mental da população negra, que sofre com as mazelas das práticas racistas nos diferentes espaços da sociedade.

Biografia do Autor

Danielle Celi dos Santos Scholz

Enfermeira. Residente de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Pampa.Integrante do GPERs- Grupo de Pesquisa em Educação, corporeidade e as relações étnico raciais Uruguaiana/RS.

Marta Irís Carmargo Messia da Silveira

Licenciada em Educação Física. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Coordenadora e Professora do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação, corporeidade e as relações étnico-raciais (GPERs).

Paulo Roberto Silveira

Veterinário. Doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Presidente da Comissão de Implantação e Acompanhamento do Programa de Inclusão Social e Racial da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

07/31/2022

Como Citar

Scholz, D. C. dos S., Silveira, M. I. C. M. da, & Silveira, P. R. (2022). AS PRÁTICAS RACISTAS NO ESPAÇO ESCOLAR: A INFLUÊNCIA NA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS NEGRAS. Identidade!, 19(2), 61–74. Recuperado de http://revistas.est.edu.br/index.php/Identidade/article/view/1730

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.