CISÃO ENTRE JUDEUS E CRISTÃOS

panorama histórico de 70 a 135 d.C.

Autores/as

  • Samuel Pinheiro Tavares Faculdades EST
  • Carolina Bezerra de Souza Faculdades EST

Palabras clave:

Guerras Judaicas. Judaísmo rabínico. Cristianismo primitivo.

Resumen

Esta pesquisa bibliográfica visa descrever os principais fatos históricos, sociais e religiosos ocorridos entre 70 e 135 d.C. que contribuíram para o progressivo distanciamento entre judeus e cristãos. A primeira parte apresenta as circunstâncias que levaram à destruição do Templo e os acontecimentos decorrentes desse evento, como o surgimento do judaísmo rabínico em Jâmnia e o estabelecimento dos seguidores de Jesus em Pella. A segunda parte descreve a expansão do cristianismo pelo Império Romano e o desenvolvimento teológico das primeiras comunidades cristãs, marcados por perseguições e conflitos. Por fim, o texto analisa a revolta liderada por Simão Bar Kohba, entre 132 e 135 d.C., que acentuou a ruptura entre as duas tradições e resultou na expulsão dos judeus de Jerusalém.

Biografía del autor/a

Samuel Pinheiro Tavares, Faculdades EST

- Bacharel em Teologia (2019) pela Ulbra Canoas.

- Licenciado em História (2022) pela ULBRA São Jerônimo.

- Pós-graduando em Metodologia do Ensino da História com ênfase em História Medieval pela Unimais - Faculdade Educamais.

- Mestrando em Teologia pela Faculdades EST - São leopoldo.

E-mail: [email protected]

Publicado

2025-09-10

Cómo citar

Pinheiro Tavares, S., & Bezerra de Souza, C. . (2025). CISÃO ENTRE JUDEUS E CRISTÃOS: panorama histórico de 70 a 135 d.C . Tear Online, 14(1), 177–190. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/3501