O CANTO E A PALAVRA

reatando os vínculos entre música, teologia e liturgia

Autores/as

  • Odilon Duffeck
  • Marcelo Ramos Saldanha

Palabras clave:

Música sacra., Teologia da música., Liturgia., Reforma Protestante., Canto congregacional.

Resumen

O artigo analisa os fundamentos teológicos e históricos da relação entre música e liturgia cristã, com ênfase na contribuição de Martim Lutero durante a Reforma Protestante. Argumenta-se que a música sacra é um meio essencial de expressão teológica e participação comunitária, e não mero ornamento estético. A pesquisa, de caráter bibliográfico e histórico-teológico, revisita os escritos de autores como Söhngen (1961), Schalk (2006), Ewald (2014) e Kato (2017). Demonstra-se que a Reforma restaurou a música como ars vivendi, integrando-a à teologia e à proclamação da Palavra. A teologia luterana da música como dom divino (donum Dei) e “voz viva do Evangelho” (viva vox evangelii) fundamenta o canto congregacional como expressão do sacerdócio universal. O estudo conclui que a unidade entre Palavra e melodia deve orientar a prática litúrgica e a composição de hinos, reafirmando o papel da música como meio de fé, anúncio e comunhão. 

Publicado

2025-12-01

Cómo citar

Duffeck, O., & Ramos Saldanha, M. (2025). O CANTO E A PALAVRA: reatando os vínculos entre música, teologia e liturgia. Tear Online, 14(2), 197–214. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/4244