PSICOLOGIA ANALÍTICA E ACONSELHAMENTO PASTORAL:

busca de maior compreensão sobre espiritualidade

Authors

  • Rosane Göerg Oriques Faculdades EST
  • Júlio Cezar Adam Faculdades EST

Abstract

O presente trabalho visa a abordar o papel da Psicologia Analítica, em alinhamento com a Teologia Prática, como facilitador no processo de compreensão da espiritualidade do indivíduo contemporâneo e de sua busca por sentido. Para tanto, traz levantamentos bibliográficos no intuito de demonstrar a relação entre ciência e religião, Psicologia e Teologia, passando por estudos sobre os entendimentos de Freud e Jung a esse respeito. Aponta para a dupla missão da Teologia Prática, como premissa para o afazer teológico e, ao mesmo tempo, como consciência crítica da Teologia, e ressalta a importância de ela estar em constante atualização com conhecimentos sociológicos e psicológicos. Aborda ainda os conceitos de Poimênica e Aconselhamento Pastoral, traçando uma análise no sentido de ambos compreenderem práticas que extrapolam o fazer ministros e ministras da igreja, sendo, portanto, a expressão da vida em comunidade. O estudo encaminha para o entendimento de que todos os conceitos abordados devem, de forma conjunta, ser postos a serviço da alma humana, num trabalho que entende a espiritualidade como a totalidade  do ser humano, no tocante ao sentido e à vitalidade, ou seja, diz respeito à pessoa viver a sua existência de acordo com a dinâmica profunda da vida. Por fim, discorre a respeito da indissociabilidade da religiosidade e da espiritualidade da experiência humana e reforça a função da Psicologia Analítica no resgate de uma relação mais profunda do ser humano consigo e com Deus, por meio de processos como o da individuação.

 

Palavras-chave: Ciência. Espiritualidade. Psicologia Analítica. Religião. Teologia.

 

Published

2024-10-14

How to Cite

Göerg Oriques, R., & Adam , J. C. . (2024). PSICOLOGIA ANALÍTICA E ACONSELHAMENTO PASTORAL: : busca de maior compreensão sobre espiritualidade. TEAR ONLINE, 13(1), 61–77. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/tear/article/view/3023