RELIGIÃO VIVIDA E TEOLOGIA NA ARTE DE “SIMPLE MAN”

simplicidade à luz do evangelho de Cristo

Autores

Palavras-chave:

Lynyrd Skynyrd, Simple Man, simplicidade, Bíblia, fé cristã, hermenêutica da religião vivída.

Resumo

O presente artigo analisa o conteúdo da letra da música intitulada “Simple Man”, de autoria da banda de Southern Rock “Lynyrd Skynyrd” á luz de um dos principais valores encontrados no evangelho de Cristo: a simplicidade. Como o próprio título da música aponta, “Simple Man” procura descrever algumas características que segundo seu autor, precisam ser vivenciadas a fim de se experimentar o que é simplicidade. Embora o “Lynyrd Skynyrd” não ser categorizada como uma banda cristã, o vocalista, Johnny Van Zant, professa a fé em Cristo, manifestando-a durante as apresentações de “Simple Man”, o que aponta para possibilidades de uma religião vivida e uma suposta ligação entre os valores da música e os valores encontrados nessa fé. A partir da conceituação bíblico-etimológica dos termos simples e seus cognatos e de diversos textos bíblicos em comparação com partes do conteúdo de “Simple Man”, este artigo tem como objetivo abordar a possível relação entre os pressupostos encontrados na letra desta música e o conceito bíblico de simplicidade. Para realizarmos esta tarefa, usaremos como ferramenta de análise, a hermenêutica da religião vivída, a qual pressupõe a existência de uma espiritualidade ou religiosiodade baseada em elementos culturais que permeam o cotidiano e vivenciada fora de ambientes intrinsicamente religiosos.

Biografia do Autor

Júlio Cézar Adam , Faculdades EST

Júlio Cézar Adam é professor adjunto de Teologia Prática na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, Brasil. Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (Faculdades EST - 1996) e doutorado em Teologia pela Universidade de Hamburgo, Alemanha (2004); Recebeu o prêmio Karl H. Ditze, da Universidade de Hamburgo, de tese de destaque, em 2004. Atua como professor de liturgia, homilética, ministério, edificação de comunidade e espiritualidade. Foi pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (2019 -2022) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST (2014-2018). Coordena o grupo de pesquisa "Espiritualidade, Religião Vivida e Teologia Prática." É fundador e coordenador do Beatitude: Centro de Espiritualidade, Psicologia e Bem Viver (2020 -); Diretor do Centro de Recursos Litúrgicos (CRL) e coordenador da Rede Latino Americana de Homilética (RedLah); Diretor da revista Estudos Teológicos (A3) (2014-2016; 2019 - 2022), da Revista Tear Online (A4). Além disso, integra o conselho editorial das revistas Caminhando e das revistas internacionais Studia Liturgica, International Journal of Homiletics e International Journal of Practical Theology. Desde 2001 é membro da Societas Liturgica. Desde 2012 é membro e também integrante do conselho diretor da Societas Homiletica. Desde 2016 é membro da International Academy of Practical Theology (IAPT), tendo integrado o conselho executivo da organização (2016-2021). Desde 2010 integra a Global Network for Research Centres in Theology, Religious and Christian Studies. Desde 2017 é membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião ? SOTER. Integrou o Conselho Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) ((2018-2020). É bolsista de produtividade em pesquisa PQ-2 do CNPq (2023 -). Foi bolsista da CAPES/Humboldt (Pesquisador Experiente/Pós-Doutorado) na Universidade de Hamburgo/Alemanha, de 2015-2018, pesquisando sobre Teologia Prática, cultura e religião vivida no cinema brasileiro. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS (2011-2012), pelo PROCAD/CAPES, pesquisando sobre elementos religiosos na indústria cultural de Max Horkheimer e Theodor Adorno. Como pesquisador residente investigou a mesma temática em 2016-2017 no Center of Lived Religion, da Universidade Livre de Amsterdam. Tem pesquisado na área da Teologia Prática, mais especificamente no âmbito do culto cristão, liturgia e homilética, espiritualidade, ministério e edificação de comunidade, ensino religioso e temas relacionados a mídias, cinema e religião vivida, comportamento e religiosidade juvenil.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Viegas Kanitz, G., & Cézar Adam, J. . (2024). RELIGIÃO VIVIDA E TEOLOGIA NA ARTE DE “SIMPLE MAN”: simplicidade à luz do evangelho de Cristo. TEAR ONLINE, 13(1), 93–114. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/tear/article/view/3008