Memória e escrita de si
os quadrinhos dão voz às mulheres
Palabras clave:
Memória, Escrita de si, História das mulheres, Histórias em quadrinhosResumen
A presente proposta busca analisar as Histórias em Quadrinhos (HQs) como lugar de memória e da escrita de si. Entendemos que as HQs podem ser utilizadas como lugares de memória, conceito retirado de Pierre Nora (1993), tanto da memória coletiva quanto da memória individual. Podemos afirmar que os quadrinhos se apropriam da memória e contribuem para a construção da história. Os quadrinhos também podem ser um espaço para a denúncia e para o clamor por justiça, adquirindo também uma função social, representada aqui pelo conceito de dever de memória. No caso específico, tomamos para estudo duas publicações da autora sul-coreana Keum Suk Gendry-Kim, Grama (2020) e A Espera (2021). Nestes dois quadrinhos, a autora dá voz às mulheres que relatam suas experiências reais em relação a dois eventos: a II Guerra Mundial e a Guerra da Coreia. Ao mesmo tempo, a autora participa da narrativa e acrescenta aos testemunhos levantados para a produção da obra sua própria experiência. É a busca pela memória das mulheres tanto por meio da oralidade (relatos orais) quanto pela escrita. Por fim, nos guiamos pela obra de Michelle Perrot (2007) e Pierre Nora (1993), entre outros autores, para trabalhar a questão da memória e a história das mulheres.
This proposal aims to analyze Comics as a locus of memory and self-writing. We understand that comics can be utilized as places of memory, a concept drawn from Pierre Nora (1993), encompassing both collective and individual memory. We can affirm that comics appropriate memory and contribute to the construction of history. Comics can also serve as a space for denunciation and a call for justice, thus acquiring a social function, represented here by the concept of the duty of memory. Specifically, we examine two publications by South Korean author Keum Suk Gendry-Kim: Grass (2020) and The Waiting (2021). In these two works, the author gives voice to women who share their real-life experiences concerning two events: World War II and the Korean War. Simultaneously, the author participates in the narrative and adds her own experience to the testimonies collected for the creation of the works. This represents the search for women's memory through both oral (oral testimonies) and written forms. Finally, we draw on the works of Michelle Perrot (2007) and Pierre Nora (1993), among other authors, to address the issues of memory and women’s history.
Citas
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