IGREJAS CRISTÃS SE DEBRUÇAM SOBRE A TEORIA DE SACRISTÁN

ESCOLAS BÍBLICAS – ONTEM E HOJE

Autores/as

  • Laude Erandi Brandenburg
  • Fernando Batista de Campos
  • Pablo Rangel Cardoso da Costa Souza

Palabras clave:

Escola Bíblica Dominical, Igreja e Currículo, Aprendizagem

Resumen

Esse artigo visa analisar possíveis contribuições da teoria de Gimeno Sacristán, um estudioso da área do ensino e do currículo, para a organização da escola bíblica nas igrejas. Serão abordados três aspectos: o surgimento da escola bíblica dominical, a teoria de Sacristán em diálogo com a proposta de ensino da Igreja e um convite para uma aprendizagem significativa para o povo cristão. A escola bíblica dominical é uma invenção cristã. Ela foi idealizada como uma atividade para ensinar crianças a ler e a escrever. Nesse caso, a Bíblia foi usada como um instrumento para ajudar na formação educacional e moral. Ao passar dos tempos, o Estado assumiu a tarefa de alfabetizar e a Igreja voltou a ensinar apenas a Bíblia. Sacristán mostra que a aproximação das teorias com as realidades pode gerar caminhos para o alcance do ensino e da aprendizagem. O centro de suas ideias é a aprendizagem significativa. Descobriu-se, por meio da pesquisa bibliográfica, entre outros aspectos, que este autor pode contribuir para uma proposta de ensino e aprendizagem significativa para as igrejas cristãs.

Publicado

2023-09-22

Cómo citar

Erandi Brandenburg, L. ., Batista de Campos, F. ., & Rangel Cardoso da Costa Souza, P. . (2023). IGREJAS CRISTÃS SE DEBRUÇAM SOBRE A TEORIA DE SACRISTÁN: ESCOLAS BÍBLICAS – ONTEM E HOJE. Protestantismo Em Revista, 48(1), 122–134. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/PR/article/view/2684

Número

Sección

RELIGIÃO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

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