LITERATURA INFANTIL E ANTIRRACISMO

AMORAS, DE EMICIDA

Autores

  • Márcia Cossetin Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Lidiane Cossetin Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Talita Luana Schweig Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Educação, Literatura Infantil, Ensino de Literatura, Práxis Pedagógicas Antirracistas, Amoras

Resumo

A obra literária “Amoras” (EMICIDA, 2018) é analisada por meio da Crítica Literária, com ênfase à Literatura Infantil; exploramos os elementos intra e extratextuais que possibilitam uma prática docente antirracista por meio do Ensino de Literatura nas escolas públicas brasileiras. Assim, a problemática emerge do seguinte questionamento: “Quais as possibilidades didático-pedagógicas de uma prática antirracista, por meio da obra ‘Amoras’ (EMICIDA, 2018)?”. Visando a exploração das linguagens visuais e textuais, destacamos algumas possibilidades crítico-interpretativas da obra, bem como apontamos as relações intra/extratextuais aos contextos sociais do Brasil, que oportunizam debates na práxis pedagógica. Para tanto, buscamos respaldo teórico em Saviani (1995, 2018), Quijano (2005), Santos (2000), Kramer (2000), hooks (2017), Pestana (2019), entre outros. Desse modo, urgem posicionamentos docentes antirracistas em suas práticas, sendo “Amoras” uma obra contemporânea brasileira que contribui para o reconhecimento identitário e de representatividades não-brancas, tal como o respeito às diversidades nas instituições de ensino públicos no Brasil.

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Publicado

04/20/2023

Como Citar

Cossetin, M., Cossetin Alves, L., & Luana Schweig, T. (2023). LITERATURA INFANTIL E ANTIRRACISMO: AMORAS, DE EMICIDA. Identidade!, 27(2), 159–184. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2257