RELIGIÃO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO:

UMA ANÁLISE DO CICLO DO MARABAIXO NO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO AMAPÁ

Autores/as

  • Alysson Brabo Antero
  • Marcos Vinícius de Freitas Reis

Palabras clave:

Religiosidade, Marabaixo, Catolicismo Negro

Resumen

Este trabalho se propôs a investigar expressões de religiosidade afro-brasileira na Amazônia amapaense e sua abordagem em contextos educativos. Para tanto, analisou uma manifestação cultural e religiosa ligada à população afrodescendente do Estado Amapá: Ciclo do Marabaixo. O fio condutor deste trabalho é perceber como princípios da religiosidade afro-brasileira podem ser trabalhados em uma perspectiva valorativa pelo professor da disciplina Ensino Religioso, assegurando o respeito a diversidade cultural e religiosa no norte do Brasil e a aprendizagem dos educandos, sobretudo. A relevância desse estudo está em reconhecer que traços da religiosidade afro-brasileira não se restringem às religiões de terreiro, valorizar o legado da população afrodescendente na constituição da religiosidade da população do Estado do Amapá e ampliar o conhecimento disponível sobre expressões de religiosidade afro-católica na Amazônia e o seu tratamento didático no Ensino Religioso.

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Brabo Antero, A. ., & de Freitas Reis, M. V. . (2021). RELIGIÃO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO:: UMA ANÁLISE DO CICLO DO MARABAIXO NO ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO DO AMAPÁ. Identidade!, 24(1), 44–62. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/389

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