FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Autores/as

  • Iorrana de Assis Pereira
  • Tancredo Sousa Silva
  • Maria Marcyara Silva Souza

Palabras clave:

Educação, Formação docente, práticas pedagógicas, TEA

Resumen

Diante das constantes evoluções na área educacional, o projeto busca entender, investigar e desenvolver abordagens inovadoras, ativas e inclusivas para a formação de docentes na prática inclusiva para crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno Espectro Autista (TEA), devidamente matriculado na educação básica e/ou assistindo por alguma associação dos municípios de Baturité, Itapiúna e Capistrano. A metodologia envolve revisão bibliográfica, coleta de dados por meio de questionários e entrevistas, observações de aulas em escolas da rede pública municipal, realização de workshops, seminários, rodas de conversa e desenvolvimento de materiais para disponibilização para docentes. Na construção do referencial teórico, utiliza-se obras de Paulo Freire (1974; 1996; 9019) e Vygotsky (2013). O projeto visa identificar áreas de melhoria na formação docente, documentar as observação e análises de práticas pedagógicas e aumentar o engajamento dos docentes em discussões sobre práticas pedagógicas atuais. Os participantes deste estudo serão professores atuantes na educação básica do munícipio de Baturité, Capistrano e Itapiúna e em projeto sociais destinados a esse público. Será realizada uma seleção por amostragem intencional, buscando diversidade em termos de experiência, disciplinas lecionadas e abordagens pedagógicas utilizadas. O número total de participantes será determinado com base na saturação dos dados, assegurando a obtenção de informações ricas e representativas.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

de Assis Pereira, I. ., Sousa Silva, T. ., & Marcyara Silva Souza, M. . (2024). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. Identidade!, 29(Especial), 102. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3187

Número

Sección

EDUCAÇÃO, EXCLUSÃO E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESINFORMAÇÃO