ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS A PARTIR DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA

Autores/as

  • Maria Erislene Almeida da Mata
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
  • Monyque Mary Bezerra de Holanda

Palabras clave:

Alfabetização, comunidades indígenas e quilombolas, Lei 10639/2003, PAIC

Resumen

A educação é um dos direitos fundamentais sociais garantidos constitucionalmente, devendo no processo educacional existir o respeito às diferenças que possam existir. Com base nisso, questiona-se como ocorre o processo de alfabetização de crianças indígenas e quilombolas. O presente estudo, tem como objetivo geral compreender como as práticas de alfabetização estão sendo implementadas junto às crianças indígenas e quilombolas. Nesse contexto, considera-se o Programa de Aprendizagem na Idade Certa – PAIC, no âmbito do Estado Ceará, bem como práticas exitosas em outras regiões do país. Este estudo exploratório e descritivo, de cunho bibliográfico e documental. Os resultados evidenciam a importância da Lei 10639/2003 no âmbito da educação da história e cultura afro-brasileira, a prática educacional libertadora. Além disso, considera a importância e as potencialidades do PAIC no tocante à alfabetização das crianças indígenas e quilombolas. Conclui-se que ainda existe um longo percurso a ser vivenciado na busca de melhorias, entretanto, existem ações sendo desenvolvidas para abordar a problemática existente e já reconhecida.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Erislene Almeida da Mata, M., Filomeno Pouchain Ramos, J., & Mary Bezerra de Holanda, M. . (2024). ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS A PARTIR DO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA IDADE CERTA. Identidade!, 29(Especial), 68. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3147

Número

Sección

SABERES ENDÓGENOS AFRICANOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA