ÉS TURISMO PA KIM?

Uma análise da peça publicitária feita pelo ministério do turismo da Guiné-Bissau

Autores/as

  • Antonio Ibama Junior

Palabras clave:

Bolama Bijagós, sustentabilidade, turismo, África ocidental

Resumen

A presente pesquisa propõe discutir a complexa relação entre o turismo e a sustentabilidade no arquipélago Bolama Bijagós, investigando as possíveis tensões existentes entre a prática do turismo e ameaças do mesmo a sustentabilidade, assim como questão do pertencimento dos guineenses ao território de Bolama Bijagós/ Guiné-Bissau, África Ocidental. A pesquisa faz parte de um projeto de pesquisa coletivo com título “Gêneros e Feminismos na África Global: conhecimento, cultura e poder O trabalho evidencia as inconsistências nas políticas para manutenção da sustentabilidade voltadas ao turismo". A metodologia se desenvolveu por meio da análise do discurso proposta por Charaudeau: foi analisado o discurso do ministro de turismo Fernando Vaz (2019 até julho de 2023) durante os governos dos presidentes José Mário Vaz (2014 até 2020), e Umaro Sissoco Embaló (de 2020 a 2023) registrados na campanha publicitária oficial do governo para o desenvolvimento do turismo nos arquipélagos de Bolama Bijagós. Entre os resultados preliminares podemos afirmar que os discursos oficiais publicitários ilustram que o tipo de turismo que é realizado naquela localidade é mais voltado para o público estrangeiro, especificamente europeu. Enquanto esse tipo de desenvolvimento turístico garante o acesso e circulação de europeus através da venda de pacotes turísticos, a ocupação hoteleira priva a população local do usufruto da paisagem e dos recursos do arquipélago. Ao mesmo tempo, promove atividades predatórias, como a pesca esportiva, o que vai ao encontro com o discurso de preservação do meio ambiente. Assim, a população bijagó que historicamente foi responsável pela manutenção de uma relação harmônica com o meio ambiente é reduzida a funções serviçais ou de entretenimento com danças locais.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Ibama Junior, A. . (2024). ÉS TURISMO PA KIM? Uma análise da peça publicitária feita pelo ministério do turismo da Guiné-Bissau. Identidade!, 29(Especial), 59. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/3137

Número

Sección

TERRITÓRIOS, RELAÇÕES DE GÊNERO E CONHECIMENTO NA ÁFRICA GLOBAL