A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NUMA ENCRUZILHADA

Autores/as

  • José Bezerra da Silva Faculdade São Tomás de Aquino (FACESTA)
  • Anderson de Alencar Menezes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palabras clave:

Educação, Quilombola, Quilombagem, Educação Escolar Quilombola

Resumen

Com este artigo analisaremos a educação escolar quilombola e visitaremos suas características básicas: território, memória, ancestralidade, identidade e cosmovisão africana, com o intuito de reaver a quilombagem enquanto prática radical contra a escravidão e  posteriormente contra todas as formas de opressão investidas sobre a população afro-brasileira quilombola. Para consecução do mesmo tomaremos do método crítico-dialético, visto que permite a apreensão do enredo histórico com suas movimentações e se completa com a percepção da intensa repressão aos quilombolas, motivo pelo qual a quilombagem adentrou numa fase de silenciamento forçado. Quanto aos objetivos para confecção deste artigo, pretendemos situar a população quilombola no cenário da educação brasileira, bem como descrever a educação escolar quilombola e as características citadas, conceituar a quilombagem e destacar a sua relevância para o contexto social atual, marcado por perseguição estatal, tendo por consequência a privação de direitos. Em conjunto, propomos responder / solucionar o seguinte problema: de que maneira a educação escolar quilombola contribuirá com o ressurgimento da quilombagem?

Biografía del autor/a

José Bezerra da Silva, Faculdade São Tomás de Aquino (FACESTA)

Doutorando em educação (CEDU/PPGE/UFAL), professor de filosofia na Faculdade São Tomás de Aquino (FACESTA), membro do grupo de pesquisa Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento (TeCER), UFAL campus Maceió, liderado pelo professor Dr. Anderson de Alencar Menezes. Presidente do Instituto Vozes Quilombolas (IVQ). Contato: filosofojb@hotmail.com.

Anderson de Alencar Menezes, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco, Bacharel em Teologia pelo Centro Unisal campus Pio XI (São Paulo), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas. Atua como Professor e Pesquisador do Mestrado e Doutorado em Educação do PPPE/CEDU/UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa TECER (Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento). Contato: anderufal@gmail.com.

Publicado

2022-11-16

Cómo citar

Silva, J. B. da, & Menezes, A. de A. (2022). A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NUMA ENCRUZILHADA. Identidade!, 27(1), 192–207. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/2072

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

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