SABER EM SABOR E SABERES DE MATRIZ AFRO-CATARINA

CAMINHOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA AFRO-BRASILEIRA

Autores/as

  • Marcos Rodrigues da Silva
  • Lilian Blanck de Oliveira

Palabras clave:

Crenças, Saberes, Comunidades cafuzas, Ciência, Tecnologia

Resumen

As histórias em vivências comunitárias das Comunidades Cafuzas registram em suas memórias uma multiplicidade de crenças, saberes e conhecimentos na sua trajetória de luta por vida em e com dignidade no território catarinense. Este trabalho busca somar e contribuir a um conjunto de reflexões sobre epistemologias na contemporaneidade a partir de outras crenças e saberes àquilo que o movimento do pensamento eurocêntrico estabeleceu como instrumento balizador de interpretação dos atos e atitudes dos seres humanos em perspectiva global nos séculos XIX e XX. As contribuições das crenças e saberes das comunidades cafuzas para os conhecimentos e reflexões científico-tecnológicas se apresentam como diferenciais em referenciais para possibilidades de vida no Planeta e qualidade nas relações entre sujeitos, grupos e sociedades. Pensar, saber e integrar esses conhecimentos nas agendas contemporâneas se apresenta como um dos desafios e fios condutores deste trabalho.

Biografía del autor/a

Marcos Rodrigues da Silva

Doutorando em Ciências da Religião (PUC/SP), Mestre em Teologia (FNSA/SP). Docente na UNIASSELVI/SC. Integra o Grupo de Estudos Atabaque, Teologia e Cultura Negra, da Associação de Teólogos do Terceiro Mundo – ASETT (SP); Núcleo de Estudos Negros – NEN (SC) e Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (FURB/SC). Contato: marcorit@gmail.com.

Lilian Blanck de Oliveira

Doutora em Teologia – Área: Educação e Religião (EST/RS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC). Líder do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento. Contato: lilianbo@uol.com.br.

Publicado

2022-09-28

Cómo citar

Silva, M. R. da, & Oliveira, L. B. de. (2022). SABER EM SABOR E SABERES DE MATRIZ AFRO-CATARINA: CAMINHOS PARA UMA EPISTEMOLOGIA AFRO-BRASILEIRA. Identidade!, 17(2), 259–274. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1934

Número

Sección

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artículos más leídos del mismo autor/a