IMAGINÁRIO AFRICANO NO ESTUDO ARQUEOLÓGICO DE QUILOMBOS

Autores/as

  • Cláudio Baptista Carle

Palabras clave:

Arqueologia, Quilombos, Imaginário

Resumen

O imaginário entendido como uma atmosfera envolta por sistemas simbólicos que constituem imagens sobre os pensamentos descritos. Estudo este no campo do imaginário de Gilbert Durand. Investigo a atmosfera de produção das pesquisas arqueológicas e históricas brasileiras, realizadas no Rio Grande do Sul, nos últimos anos, sobre a formação dos quilombos. Evidencio, a partir dos imaginários dos pesquisadores, baseado em suas publicações, a forma europocêntrica e modelar e apresento uma alternativa, com a busca do imaginário dos protagonistas, possibilitar uma renovação nas ideias que gestam as pesquisas arqueológicas sobre o tema. Esta possibilidade se faz sentir através de uma arqueologia compartilhada.

Biografía del autor/a

Cláudio Baptista Carle

Doutor, Professor do Bacharelado em Antropologia, membro LAMINA (Laboratório multidisciplinar de investigações arqueológicas), do PPGA (Programa de Pós-Graduação em Antropologia) do Instituto de Ciências Humanas da UFPel e do GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas em imaginário educação e memória) da Faculdade de Educação UFPEL.

Publicado

2022-09-09

Cómo citar

Carle, C. B. (2022). IMAGINÁRIO AFRICANO NO ESTUDO ARQUEOLÓGICO DE QUILOMBOS. Identidade!, 18(2), 160–178. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1843