MUSEU TREZE DE MAIO

UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NEGRA EM SANTA MARIA/RS

Autores/as

  • Lucinéia Inês Weber
  • Maria Catarina Chitolina Zanini

Palabras clave:

Memória, Preservação, Museologia

Resumen

Esta proposta de trabalho é um desdobramento da pesquisa de Mestrado em Ciências Sociais desenvolvida na Universidade Federal de Santa Maria. A questão norteadora deste trabalho é buscar compreender se o Museu Treze de Maio tem sido um agente mobilizador dos processos de identificação étnica e da construção de uma memória negra em Santa Maria/RS. Busca-se analisar de que maneira se dão as relações entre construção de identidade negra e a valorização da memória afrodescendente no Museu Treze de Maio. Por memória entende-se, segundo Halbwachs (1990), a leitura sobre o passado elaborada no presente, por meio dos recursos nele existentes. Consideramos o Museu como um lugar de memória (Nora, 1993), no qual um espaço passa a ser lugar (com sentido e significado) e o patrimônio, como no caso do Museu, passa a ter como característica a "preservação" (termo nativo) e a atualização da memória. Percebemos que as atividades desenvolvidas no Museu ressaltam o pertencimento e valorizam a identidade de seus frequentadores.

Biografía del autor/a

Lucinéia Inês Weber

Bacharel em Ciências Sociais. Especialista em História do Brasil. Mestranda em Ciências Sociais.

Maria Catarina Chitolina Zanini

Mestrado em Antropologia. Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) e Pós-doutorado pelo Museu Nacional. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Coordenadora do NECON/UFSM (Núcleo de Estudos Contemporâneos). Membro do Comitê de Iniciação Científica e de Inovação Tecnológica da UFSM. Tem experiência na área de Antropologia, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: migrações, teoria antropológica, campesinato e etnicidade. Pesquisadora Associada do NIEM-UFRJ (Núcleo de Estudos Migratórios).

Publicado

2022-08-23

Cómo citar

Weber, L. I., & Zanini, M. C. C. (2022). MUSEU TREZE DE MAIO: UM ESPAÇO DE MEMÓRIA E IDENTIDADE NEGRA EM SANTA MARIA/RS. Identidade!, 19(1), 44–54. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1774

Número

Sección

DOSSIÊ

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.