TRADIÇÕES DE MATRIZ AFRICANA E SAÚDE

O CUIDAR NOS TERREIROS

Autores/as

  • Hendrix Alessandro Anzorena Silveira

Palabras clave:

Afroteologia, Tradições de matriz africana, Saúde

Resumen

Os Òrìṣà são divindades cultuadas nas tradições de matriz africana e têm um importante papel na manutenção da vida, que se inscreve na perspectiva da saúde cuja visão é sempre integral. Este artigo pretende trazer elementos que contribuam para uma compreensão da questão da saúde segundo as tradições de matriz africana a partir de seu componente teológico e filosófico à luz da exunêutica e sistematizados pela afroteologia. Para tanto apresentamos as tradições de matriz africana conceitualmente, como se dá o processo de acolhimento, as interpretações sobre a doença e as divindades relacionadas com o reestabelecimento da saúde. Ao concluir passamos a entender que a vida, para estas tradições, é o seu objetivo primordial.

Biografía del autor/a

Hendrix Alessandro Anzorena Silveira

Mestre em Teologia pelas Faculdades EST. Educador na Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada (ESTAF). Coordenador Geral do Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé – Associação Afro-Brasileira de Estudos Teológicos e Filosóficos das Culturas Negras. Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre em Porto Alegre/RS.

Publicado

2022-07-31

Cómo citar

Silveira, H. A. A. . (2022). TRADIÇÕES DE MATRIZ AFRICANA E SAÚDE: O CUIDAR NOS TERREIROS. Identidade!, 19(2), 75–88. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1733

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE