A relação da alteridade para uma educação intercultural

superando os resquícios do eurocentrismo

Autores/as

  • João Paulo Buchholz

Palabras clave:

Decolonialidade, Ensino de História, Interculturalidade

Resumen

A principal questão deste trabalho é como proporcionar uma educação realmente intercultural dentro do âmbito escolar. Através do pensamento decolonial proponho uma análise de nossas instituições do conhecimento (universidade, escola e currículo disciplinar) para evidenciar a permanência de perspectivas eurocêntricas de validação de saberes. Estes resquícios de eurocentrismo acabam por hierarquizar as diversas formas de produzir conhecimento e, pior ainda, atribuem caráter exótico às culturas não ocidentais. Este artigo procura valorizar formas não ocidentais de lidar com a produção de conhecimento e com a aprendizagem e, a partir disso, propõe a vivência intercultural como um paradigma mais integral de aprendizagem, estranhamento e de educação étnico-racial.

Biografía del autor/a

João Paulo Buchholz

Graduando de Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Bolsista PIBID UFRGS.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Buchholz, J. P. (2022). A relação da alteridade para uma educação intercultural: superando os resquícios do eurocentrismo. Identidade!, 20(1), 56–63. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1578

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

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