Decolonizar a educação é possível?

A resposta é sim e ela aponta para a educação escolar quilombola

Autores/as

  • Débora Ribeiro

Palabras clave:

Educação escolar Quilombola, Pedagogia decolonial, Pensamento decolonial latino-americano, Modernidade/colonialidade

Resumen

Por meio deste artigo temos o objetivo de apontar as proximidades entre a proposta de Educação Escolar Quilombola, modalidade da educação instituída pela Resolução nº 8 de 2012, e uma pedagogia decolonial baseada nos pressupostos do pensamento Decolonial Latino-americano. A proposta de Educação Escolar Quilombola emerge como potencial decolonizadora da educação básica e da universidade, pois possibilita que diferentes formas de conhecimento dialoguem com igualdade.

Biografía del autor/a

Débora Ribeiro

Mestranda em Educação pelo PPGE da Unicentro. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e História (GETEH) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação (GIEDH) da Unicentro. Guarapuava, Paraná, Brasil. Contato: deboraribeiromsncom@msn.com

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

Ribeiro, D. (2022). Decolonizar a educação é possível? A resposta é sim e ela aponta para a educação escolar quilombola. Identidade!, 22(1), 42–56. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1338

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.