A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Autores

  • Rosalva Maria Girão Pereira Nogueira
  • Luís Tomás Domingos

Palavras-chave:

Ensino, História, Literatura Africana

Resumo

Este artigo aborda o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Básica a partir da Lei 10.639/2003, dando ênfase ao ensino da Literatura como promotora do conhecimento e reconhecimento da cultura e história do povo africano na formação da nação brasileira. Esse ensino deve fomentar no aluno o desejo de reconhecimento ao grupo étnico-racial a que pertence. Apresenta, nesse contexto, o escritor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, fazendo uma breve análise da obra Ualalapi enquanto instrumento de conhecimento da cultura e história do povo africano, destacando a importância da literatura africana pós-colonial como fonte de reflexão e crítica sobre a história oficial. Trata-se de um trabalho de investigação bibliográfica fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e em diversos artigos científicos de autores consagrados.

Biografia do Autor

Rosalva Maria Girão Pereira Nogueira

Professora da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB). Especialista em Gestão Pública (UNILAB); Gestão da Educação Pública (UFJF) e em Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas (FGF); Licenciada em Letras (UFC). Barreira, Ceará, Brasil. Contato: romgpn@yahoo.com.br.

Luís Tomás Domingos

Docente de IHL/UNILAB; Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis - MASTS/UNILAB; Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Antropologia - UFC/UNILAB. Redenção, Ceará, Brasil. Contato: luis.tomas@unilab.edu.br

Downloads

Publicado

11/08/2021

Como Citar

Nogueira, R. M. G. P., & Domingos, L. T. (2021). A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA PARA O CONHECIMENTO E RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Identidade!, 23(1), 91–104. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/Identidade/article/view/1091