UM CANTO AFRO DE LIBERTAÇÃO

Autores

  • José Geraldo Rocha

Palavras-chave:

Canto, Negro, Deus

Resumo

Dentre tantos dons doados por Deus à comunidade negra, o cantar tornou-se uma forma de proclamar a esperança que persiste em meio aos pobres. A refl exão proporcionada pela Teologia da Libertação no continente latino-americano foi decisiva na descoberta dos pobres como sujeitos do processo histórico. Nesse contexto, a comunidade negra passou a se compreender como portadora da Boa Notícia do Reino. Essa experiência teológica modifi cou o modo da presença negra no cotidiano eclesial. Dentre tantas formas de expressar o Deus com rosto de negros e negras encontradas pelos grupos negros, o canto tornou-se efetivamente um modo de proclamar a libertação, na certeza de que o Deus dos pobres ouve o clamor dos negros. O presente artigo nasce de análise das letras de algumas músicas compostas e cantadas pelos grupos de Agentes de Pastoral Negros nas comunidades eclesiais. Foram músicas que impulsionaram a caminhada eclesial, ao mesmo tempo em que deram visibilidade à presença do negro na igreja.

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Publicado

2022-07-01

Como Citar

GERALDO ROCHA, J. UM CANTO AFRO DE LIBERTAÇÃO. Estudos Teológicos, [S. l.], v. 53, n. 1, p. 119–131, 2022. Disponível em: https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/906. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

TEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE