PIBID DE ENSINO RELIGIOSO:

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES DE EQUIDADE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE RELIGIOSA

Autores

  • Elisa Rodrigues
  • Tania Alice de Oliveira

Palavras-chave:

PIBID, Religião e Educação, Ensino Religioso, Escola Pública

Resumo

O artigo apresenta o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública de formação de docentes, que na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promoveu o subprojeto Ensino Religioso, proposto pelo Departamento de Ciência da Religião responsável pela licenciatura em Ensino Religioso. Esse subprojeto (2014-2018) aborda o tema religião na escola pública e contribui para a formação de futuros docentes. Além disso, colabora para uma discussão sobre as diferentes tradições religiosas brasileiras em perspectiva compreensiva. A partir da concepção de que as tradições religiosas enquanto área cognoscível também contribuem para explicar a realidade, o PIBID intenciona oferecer novas fontes de conhecimento fundamentadas pelo respeito à laicidade da escola pública.

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Publicado

2021-08-19

Como Citar

Rodrigues, E., & Alice de Oliveira, T. (2021). PIBID DE ENSINO RELIGIOSO:: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES DE EQUIDADE EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE RELIGIOSA. Estudos Teológicos, 58(1), 73–86. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/481

Edição

Seção

DOSSIÊ