O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL:

O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA DIFERENÇA

Autores

  • Laude Erandi Brandenburg

Palavras-chave:

Ensino religioso, Escolas públicas

Resumo

O ensaio apresenta as resultados preliminares de uma pesquisa sobre concepções epistemológicas essenciais ao Ensino Religioso na rede estadual de escolas do RS. Dentre elas, destaca-se a questão das diferenças na educação e, de modo específico, no Ensino Religioso. O ponto de partida é o amparo na legislação através do respeito à diversidade religiosa nas escolas. Questões como identidade, semelhança, igualdade, tolerância, alteridade, gênero, conflitos e processo coletivo se mesclam na busca de acenos epistemológicos para as práticas no Ensino Religioso. A análise preliminar dos dados da pesquisa de campo em andamento dá conta do panorama epistemológico detectado na revisão bibliográfica até o momento.

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Publicado

2022-11-08

Como Citar

Brandenburg, L. E. . (2022). O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL:: O DIFÍCIL EXERCÍCIO DA DIFERENÇA. Estudos Teológicos, 45(1), 78–98. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1289