IGREJA NEOPENTECOSTAL FONTE DA VIDA:

ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO E EMPODERAMENTO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA

Autores

  • Paulo Rogério Rodrigues Passos
  • Alberto da Silva Moreira

Palavras-chave:

Neopentecostalismo, Igreja Fonte da Vida, Mercado, Teologia da prosperidade

Resumo

Este artigo faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo e apresenta, a partir de dados, visitação, observação participativa e entrevistas, algumas estratégias de projeção e fidelização utilizadas pela Igreja Neopentecostal Fonte da Vida em Goiás e no Brasil. Essa denominação apresenta algumas características que a diferenciam das principais correntes neopentecostais presentes no Brasil. O aspecto mais evidente é o seu público, constituído basicamente por fiéis oriundos da classe média, jovens com boa formação educacional e moradores das regiões relativamente bem estruturadas dos grandes centros urbanos. Além do perfi l mais elitizado da sua clientela, uma construção litúrgica centrada na estratégia motivacional, de empreendedorismo e gestão, à luz da proteção apostólica, fazem dessa denominação um novo capítulo no neopentecos talismo brasileiro.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Rodrigues Passos, P. R. ., & da Silva Moreira, A. (2022). IGREJA NEOPENTECOSTAL FONTE DA VIDA: : ESTRATÉGIAS DE CONVERSÃO E EMPODERAMENTO DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA. Estudos Teológicos, 50(1), 116–130. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1046