A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995 A 2010

Autores

  • Remí Klein
  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Formação do professor, História da formação

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisa de abordagem qualitativa e busca conhecer diferentes propostas para formação inicial e continuada para profissionalização docente, a partir da história da formação de professores do Ensino Religioso e de documentos do MEC, do FONAPER e de cursos ofertados por IES no período de 1995 a 2010. O referencial teórico foi constituído pelo levantamento dos cursos de formação a partir de folders impressos e disponíveis em sítios da web fornecidos pelas IES, perfazendo 106 cursos pesquisados no país, além de documentos do MEC e do CNE e de textos gerados pelo FONAPER. A reconstrução histórica do percurso da formação de professores para o Ensino Religioso e dos cursos ofertados para tal formação é necessária para gerar um relatório que subsidiará uma segunda etapa para a elaboração do referencial teórico sobre a identidade pedagógica da formação do professor de Ensino Religioso.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Klein, R. ., & Azevedo Junqueira, S. R. . (2022). A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL NO PERÍODO DE 1995 A 2010. Estudos Teológicos, 51(2), 358–380. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/periodicos_novo/index.php/ET/article/view/1012