Paul Tillich e o Socialismo Religioso: Fundamentos e Desenvolvimento do Socialismo no Pensamento de Tillich
Palavras-chave:
Paul Tillich, Socialismo Religioso, Kairós, DemônicoResumo
O artigo trata do desenvolvimento do tema do socialismo religioso em Paul Tillich. Esse desenvolvimento tem início em 1919, após a Primeira Guerra Mundial, mas é consequência da experiência dos horrores da mesma e da morte, para Tillich, da modernidade do século XIX. O artigo se divide em quatro seções. A primeira que trata do contexto da República de Weimar. A seguinte sobre os primeiros escritos do socialismo religioso de Tillich. A terceira seção aborda os conceitos de kairós e demônico. Por último, o desenvolvimento do tema posterior à emigração de Tillich aos Estados Unidos da América. O artigo destaca que a reflexão de Tillich a respeito do socialismo e do capitalismo tem um caráter cultural e religioso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. All content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).