Sem tempo para o kairos: uma leitura sobre o tempo nas sociedades capitalistas a partir de Paul Tillich
Schlagworte:
Paul Tillich, Kairos, Capitalismo, TempoAbstract
O presente artigo tem como objetivo fazer uma leitura da relação das sociedades capitalistas com o tempo, tendo como principal elemento crítico o conceito de kairos do teólogo e filósofo teuto-americano Paul Tillich. As sociedades regidas pelo capitalismo tiveram a sua experiência com o tempo significativamente transformada a partir das Revoluções Industriais. Tal transformação parte da distinção básica entre “tempo de trabalho” e “tempo livre”, até chegar ao ponto em que a lógica capitalista passa a reger tanto um quanto outro. Uma das habilidades de Tillich foi fazer leituras da época e das sociedades em que viveu. Muitos de seus conceitos se tornavam instrumentos para tais críticas, sendo o conceito de kairos um deles. Nossa hipótese principal consiste em afirmar que a experiência do tempo a partir da lógica capitalista direciona as pessoas para uma perda de significado e de profundidade na relação com o tempo. O conceito de kairos tillichiano seria, então, um bom instrumento para a crítica de tal experiência e uma boa proposta para uma relação com o tempo que seja cheia de sentido.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
This journal provides immediate open access to its content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge.
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication. All content is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0).