TONS MESTIÇOS CRUZANDO A LINHA DA COR

REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NO FILME IDENTIDADE

Autores

  • Roberto Lima Sales
  • Juracy Assmann Saraiva
  • Ernani Mügge

Palavras-chave:

Identidade, Negritude, Passing, Segregação, Narrativa fílmica

Resumo

O filme Identidade (2021), dirigido por Rebecca Hall, é baseado no romance Passing, de Nella Larsen, publicado em 1929. O artigo refere os valores e a ideologia racial que circulavam na sociedade estadunidense após a abolição da escravatura no país, no século XIX, e que são expressos pela narrativa fílmica. Nesse contexto, sob uma perspectiva sociológica e narratológica, analisa a crise de identidade das protagonistas Irene Redfield e Clare Kendry e a complexidade da performance da branquitude praticada por essa última. O artigo conclui que, por meio de sua representação ficcional, em que se evidenciam os recursos da linguagem cinematográfica, o filme traduz a complexidade do processo de constituição da identidade do sujeito e denuncia os mecanismos de opressão impostos pela classe hegemônica a grupos sociais devido a sua raça, gênero e classe, negando-lhes o reconhecimento de sua dignidade.

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Publicado

01/16/2025

Como Citar

Lima Sales, R., Assmann Saraiva, J. ., & Mügge, E. . (2025). TONS MESTIÇOS CRUZANDO A LINHA DA COR: REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NEGRAS NO FILME IDENTIDADE. Identidade!, 29(2), 240–257. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3427