MARCAS DA PANDEMIA

Efeitos da Covid-19 numa Escola Regular de Ensino Médio em Tempo Integral da Região Metropolitana de Fortaleza (2023-2024)

Autores

  • Ramon Fernandes Ramos
  • Patrícia Helena Carvalho Holanda
  • Jarles Lopes de Medeiros

Palavras-chave:

Escola, Pandemia, Práticas Pedagógicas, Ensino

Resumo

Neste trabalho, projeto de pesquisa de doutorado, propomos uma discussão acerca dos efeitos deixados pela pandemia do novo coronavírus no ambiente escolar. As escolas tiveram que fechar temporariamente as suas portas como medida de segurança sanitária em prol da sobrevivência das pessoas e com isso passaram por duas transições entre ensino remoto e ensino presencial. Usando como fonte de pesquisa, as histórias orais e as memórias de docentes de escola regular de ensino médio em tempo integral da Região Metropolitana de Fortaleza, procuraremos analisar como as práticas pedagógicas dos professores nos anos de 2023 e 2024 foram afetadas procurando investigar as principais práticas pedagógicas e os mecanismos de avaliação além de compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes na realização das suas atividades pedagógicas. Será que aprendemos algo com a Covid-19? Preliminarmente percebemos que o trauma pandêmico parece esquecido e, ao mesmo tempo, pode ainda estar influenciando as atividades escolares. Nesse caminho investigativo, o trabalho vai nos ajudar a compreender melhor como a escola, inicialmente despreparada, pôde fazer frente ao morticínio da covid e que mecanismos de resistência foram adotados contra um evento que desnudou as fragilidades do ensino e da escola, interrompeu o modelo ensino presencial e retirou a escola de sua zona de conforto.

Downloads

Publicado

09/09/2024

Como Citar

Fernandes Ramos, R. ., Helena Carvalho Holanda, P. ., & Lopes de Medeiros, J. . (2024). MARCAS DA PANDEMIA: Efeitos da Covid-19 numa Escola Regular de Ensino Médio em Tempo Integral da Região Metropolitana de Fortaleza (2023-2024). Identidade!, 29(Especial), 81. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3162