REDENÇÃO 2083

O Estudo patrimonial e a representação do negro a partir de uma obra audiovisual afrofuturista

Autores

  • Antônio Wilame F. da Silva Jr.

Palavras-chave:

REDENÇÃO 2083, estudo patrimonial, afrofuturismo

Resumo

O projeto autoral REDENÇÃO 2083, se trata de uma obra audiovisual no gênero de ficção científica e de um filtro de Realidade Aumentada (RA), que buscam a partir de uma arte especulativa, trabalhar a estética do afrofuturismo em contraposição ao acervo imagético dos monumentos abolicionistas em Redenção – CE. A cidade em questão, ficou largamente conhecida por ser a primeira a abolir a escravatura no Brasil, exatamente no ano de 1883, desde então, o município foi sendo construído junto aos monumentos que edificam a narrativa de pioneirismo na abolição. Porém, estes monumentos repetem e reforçam estereótipos sobre o lugar de passividade do negro no processo de conquista da sua própria liberdade, quando a patrimonialidade age com uma representação desatualizada do negro. Desse modo, os estudos patrimoniais entram em conjunto a pesquisa, tanto em termos históricos e geográficos, como em encontro com uma arte especulativa, ou seja, da possibilidade de imaginar outros patrimônios da memória negra em Redenção, tendo o audiovisual e o afrofuturismo como caminho.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

Wilame F. da Silva Jr., A. (2024). REDENÇÃO 2083: O Estudo patrimonial e a representação do negro a partir de uma obra audiovisual afrofuturista. Identidade!, 29(Especial), 16. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3064