AS OBRAS DE DEBRET NOS LIVROS DIDÁTICOS

“Quem aparece e quem é apagado?”

Autores

  • Antonio Eliane Lima Ferreira
  • Valéria Aparecida Alves

Palavras-chave:

Debret, imagens, livros didáticos

Resumo

O referido estudo tem o propósito de analisar a circularidade das imagens de Debret nas coleções didáticas de história. Desta forma, busca-se discutir a representação imagética acerca da população negra no Brasil por meio dos registros de autoria do artista, identificando, a partir disso, como estas imagens podem amparar estigmas e estereótipos em relação aos sujeitos negros. Assim sendo, foram escolhidas cinco coletâneas aprovadas no Guia do PNLD de 2020, na qual aponta entre as suas principais mudanças o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesta perspectiva, as reflexões teórico-metodológicas estão inseridas no Campo de Estudos Culturais em diálogo com o Ensino, propondo, nesse sentido, a necessidade de refletir criticamente a produção visual incorporada nos livros didáticos de história. É pertinente ressaltar que esta pesquisa se encontra em processo de construção e possui o desejo de compreender as potencialidades e os limites que as imagens possuem enquanto recurso didático em sala de aula.

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Publicado

09/09/2024

Como Citar

Eliane Lima Ferreira, A., & Aparecida Alves, V. (2024). AS OBRAS DE DEBRET NOS LIVROS DIDÁTICOS: “Quem aparece e quem é apagado?”. Identidade!, 29(Especial), 15. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3063