Formação docente para o ensino religioso – perfil e itinerários intelectuais de professores de ensino religioso da Rede La Salle

um estudo de caso

Autores

  • Samuel Sampaio Castro

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino Religioso, Rede La Salle

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a formação docente para o Ensino Religioso na Rede La Salle, com o objetivo em delinear um perfil e itinerários de docentes de Ensino Religioso nas Escolas Lassalistas. Para esse propósito, realiza-se um estudo de caso de uma das escolas integrantes desta Rede de Ensino: a Escola Fundamental La Salle Sapucaia, em Sapucaia do Sul/RS. Os resultados demonstram um número reduzido de iniciativas para a formação de docentes que lecionam esse Componente Curricular no âmbito das Instituições Lassalistas. No entanto, concluiu-se no estudo a inexistência de itinerários formativos para educadores de Ensino Religioso na Rede La Salle. Com base bibliográfica, a investigação aponta para a necessidade de uma política formativa para este educador e o alinhamento à sua Proposta por uma Educação Integral e Integradora, que responda ao fenômeno cultural religioso nas Escolas Lassalistas e na sociedade brasileira. Além de despertar para a coerência de uma formação acadêmica em Ensino Religioso, em resposta aos próprios princípios e valores da Proposta Educativa Lassalista.

Biografia do Autor

Samuel Sampaio Castro

Discente do Curso de Teologia do Centro Universitário La Salle – Unilasalle. Porto Alegre – RS.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Castro, S. S. (2022). Formação docente para o ensino religioso – perfil e itinerários intelectuais de professores de ensino religioso da Rede La Salle: um estudo de caso. Identidade!, 20(2), 112–126. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1526

Edição

Seção

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA