Experiências pedagógicas

o relato de caso: racismo e religiosidade na escola

Autores

  • Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow

Palavras-chave:

Racismo, Direitos humanos, Alteridade

Resumo

A questão do racismo está presente em muitas situações cotidianas, mas pouco reconhecidas sob as ações concretas. A piada, comumente utilizada para mascarar o racismo, também está presente na sala de aula nas abordagens entre alunos/as e pode ser encarada, em determinados casos, como apenas um exercício de humor, porém carrega em seu conteúdo ofensas e raízes profundas de degradação, exploração e sujeição das pessoas afrodescendentes. Neste sentido, o relato de caso procura apresentar como o estudo das raízes africanas locais pode proporcionar uma aproximação entre o conhecimento e a superação de ações baseadas no racismo. A religiosidade pode ser um ponto de partida que vislumbra valorizar e reconhecer o conhecimento presente em sala de aula e desmistificar demonizações utilizadas para desqualificar o/a outro/a.

Biografia do Autor

Thyeles Moratti Precilio Borcarte Strelhow

Doutorando em Teologia pela Faculdades EST com financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). São Leopoldo/RS, Brasil. Contato: thyelesbs@yahoo.com.br

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Publicado

02/24/2022

Como Citar

Strelhow, T. M. P. B. (2022). Experiências pedagógicas: o relato de caso: racismo e religiosidade na escola. Identidade!, 22(1), 57–69. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1339

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE