Decolonizar a educação é possível?

A resposta é sim e ela aponta para a educação escolar quilombola

Autores

  • Débora Ribeiro

Palavras-chave:

Educação escolar Quilombola, Pedagogia decolonial, Pensamento decolonial latino-americano, Modernidade/colonialidade

Resumo

Por meio deste artigo temos o objetivo de apontar as proximidades entre a proposta de Educação Escolar Quilombola, modalidade da educação instituída pela Resolução nº 8 de 2012, e uma pedagogia decolonial baseada nos pressupostos do pensamento Decolonial Latino-americano. A proposta de Educação Escolar Quilombola emerge como potencial decolonizadora da educação básica e da universidade, pois possibilita que diferentes formas de conhecimento dialoguem com igualdade.

Biografia do Autor

Débora Ribeiro

Mestranda em Educação pelo PPGE da Unicentro. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e História (GETEH) e do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação (GIEDH) da Unicentro. Guarapuava, Paraná, Brasil. Contato: deboraribeiromsncom@msn.com

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Publicado

02/24/2022

Como Citar

Ribeiro, D. (2022). Decolonizar a educação é possível? A resposta é sim e ela aponta para a educação escolar quilombola. Identidade!, 22(1), 42–56. Recuperado de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1338

Edição

Seção

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE

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