NARRATIVAS DE UM ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

UM OLHAR PARA O MARUANUM E A ETNOMATEMÁTICA

Autores/as

Palabras clave:

Maruanum, Louceiras, Saberes Culturais, Fazeres, Etnomatemática

Resumen

O presente trabalho trata-se de um relato de vivência ocorrido na comunidade do Maruanum entre os dias 24 de julho e 09 de dezembro de 2023 por um bolsista de iniciação científica do CNPq que é discente do Instituto Federal do Amapá - IFAP, campus Macapá, da turma de licenciatura em matemática. O objetivo foi investigar a mulher negra na construção de sua liberdade artística, religiosa, sociocultural e financeira, por meio da confecção das louças do Maruanum e sua contextualização para a matemática escolar. O relato traz um pouco do que o discente pôde presenciar na comunidade em articulação com as experiências adquiridas por ele.  O discente teve a oportunidade de conhecer a comunidade de louceiras do Maruanum e interagir com elas, em um encontro traçado e orientado em roda de conversa. Conclui-se que é possível contextualizar os conceitos matemáticos escolares por meio dos saberes e fazeres das louceiras.

Biografía del autor/a

José Raimundo Costa Tavares Bisneto, Instituto Federal do Amapá

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal do Amapá - IFAP, Macapá, Amapá, Brasil. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Mônica Mesquita, Universidade NOVA de Lisboa

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa. Professora Investigadora da Universidade NOVA de Lisboa.  Lisboa, Portugal.

Publicado

2025-08-08

Cómo citar

Costa Tavares Bisneto, J. R. . ., Nascimento de Mattos, S. M., & Mesquita, M. (2025). NARRATIVAS DE UM ACADÊMICO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA : UM OLHAR PARA O MARUANUM E A ETNOMATEMÁTICA. Identidade!, 30(1), 133–151. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3480

Artículos más leídos del mismo autor/a