O ENSINO DA CULTURA EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM DISLEXIA

Autores/as

  • Thais Faustino Bezerra
  • José Josserlan de Lacerda Sousa

Palabras clave:

Aprendizagem, Cultura, Dislexia

Resumen

A cultura é uma condição importante de vida dos estudantes, visando valorizar suas raízes e as gerações passadas. No entanto, observa-se que a prática dos estudos culturais está um tanto distante na sala de aula, pois os livros didáticos muitas vezes não tratam da cultura em geral ou da cultura local dos alunos. Portanto, este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta educativa sobre cultura baseada na música “A Feira de Caruaru”, cantada por Luiz Gonzaga. Essa música foi escolhida porque trata amplamente de identidades culturais e possui elementos que poderiam ser adaptados de maneira interessante para auxiliar o aprendizado de alunos com dislexia. Este trabalho é um recorte parcial do Projeto Educativo e Inclusivo no Instagram: Cantinho da Dislexia (@cant.inhodadislexia). Pensando nisso, foi realizada uma breve revisão da literatura, centrada no diálogo com os autores da proposta de pesquisa. Em seguida, foram utilizados recursos gratuitos do Canva para desenvolver atividades lúdicas e educativas. Essas atividades incluem questionários e jogo de memória. Nesta base, espera-se que ajude os professores e alunos a compreender a cultura e a preservar os elementos culturais. Além disso, os professores podem adaptar estes conselhos ao seu próprio contexto e expandir práticas educativas com foco cultural na sala de aula para alunos com dislexia.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Faustino Bezerra, T. ., & Josserlan de Lacerda Sousa, J. (2024). O ENSINO DA CULTURA EM SALA DE AULA PARA ALUNOS COM DISLEXIA. Identidade!, 29(Especial), 91. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3175