CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO ENSINO MÉDIO DO MACIÇO DE BATURITÉ

Flexibilização curricular e agenda neoliberal

Autores/as

  • Ériton Luís Véras Lima
  • Roberto Kennedy Gomes Franco

Palabras clave:

Ciências Humanas e Sociais aplicadas, BNCC, Neoliberalismo, Aprendizagem flexível

Resumen

No texto, apontamos uma síntese do nosso trabalho investigativo em desenvolvimento no Programa de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro–Brasileira/MIH/Unilab/CE. Destacamos ainda, nossa participação nas experiências de trabalho do Grupo Interdisciplinar Marxista (GIM/UNILAB/CE). Nossas análises, desejam, dialeticamente, problematizar a Aprendizagem Flexível e a BNCC. Partimos da perspectiva que a Base Nacional Comum Curricular, instituída em 2017 é proveniente de um conjunto de reformas neoliberais que passaram a ser implementadas a partir da década de 1990, e buscam aprofundar os discursos em torno de habilidades, competências, empregabilidade e empreendedorismo no processo educativo. Inicialmente, procuraremos compreender a crise estrutural do capital e do modelo organizacional taylorista/fordista originada a partir da década de 1970, que provocou o capitalismo à época a uma procura por espaços de fortalecimento e reestruturação metabólica e que somente se satisfez com o surgimento do modelo de acumulação flexível (Toyotista). Dentre as transformações propostas pela BNCC ressaltamos a conjunção das disciplinas História, Geografia, Filosofia, Sociologia em somente Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para a realização de nossas análises, utilizaremos como método o materialismo histórico-dialético, o qual acreditamos que nos auxiliará, através da crítica ao modelo econômico hegemônico compreender as interseções da ideologia capitalista presentes no ensino/aprendizagem.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Luís Véras Lima, Ériton ., & Kennedy Gomes Franco, R. (2024). CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NO ENSINO MÉDIO DO MACIÇO DE BATURITÉ: Flexibilização curricular e agenda neoliberal. Identidade!, 29(Especial), 75. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3155