EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E POLÍTICAS CURRICULARES

TERRITÓRIOS EM DISPUTA

Autores/as

  • Georgina Helena Lima Nunes

Palabras clave:

Educação Quilombola, Etnodesenvolvimento, Estudos étnico-raciais, Base Nacional Comum Curricular, Territórios racializados

Resumen

Este estudo decorre de diferentes experiências em relação à implementação da educação escolar quilombola, hoje uma modalidade de ensino da educação básica do sistema educacional brasileiro. Discute-se, a partir da experiência do Colégio Quilombola Diogo Ramos, localizado na Comunidade Quilombola João Surá (Adrianópolis/PR), o processo de implementação de uma proposta curricular diferenciada, em confronto às políticas curriculares, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, revisita-se o projeto político pedagógico da escola, as produções acadêmicas realizadas por professores/as da escola, em diálogo com suas lideranças. Conclui-se que há uma disputa estabelecida, com diferentes forças políticas e sociais, com desdobramentos no espaço da escola, a resultar na tradução/negociação entre o que é demandado pelas instituições e as necessidades do que a escolarização em/para o quilombo vem perseguindo, diante de questões históricas relacionadas a territórios racializados e invisibilizados pela própria BNCC.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Helena Lima Nunes, G. (2024). EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E POLÍTICAS CURRICULARES: TERRITÓRIOS EM DISPUTA. Identidade!, 29(1), 201–231. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3123

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE