A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE INDÍGENA KUMARUMÃ, POVO GALIBI-MARWORNO EM AMAPÁ

Autores/as

  • Solei Botã Santos Silva
  • Zenita Miranda da Paixão
  • Valbia Colares Figueiredo
  • Wanildo Figueiredo de Sousa

Palabras clave:

Professor indígena, kumarumã, formação

Resumen

O professor indígena é aquele que busca oferecer um ensino voltado à realidade do povo, que respeite e valorize sua própria cultura de maneira que seja uma educação feita pelo indígena e para o indígena, desse modo a discussão objetiva refletir sobre a formação dos professores indígenas da Aldeia Kumarumã, Povo Galibi-Marworno de modo que a memória histórica seja preservada. O processo metodológico deu-se de forma qualitativa, descritiva e etnográfica sobretudo analisando o cotidiano da Escola Estadual Camilo Narciso (2009) da comunidade, problematizando sobre como ocorreu a formação dos professores indígenas da comunidade em debate. A investigação demonstrou que a formação docente indígena Kumarumã é um diferencial, pois tem-se implementado gradualmente as diretrizes curriculares nacionais da educação escolar indígena nesta localidade.

Publicado

2024-09-09

Cómo citar

Botã Santos Silva, S., Miranda da Paixão, Z., Colares Figueiredo, V., & Figueiredo de Sousa, W. (2024). A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DO ENSINO MÉDIO DA COMUNIDADE INDÍGENA KUMARUMÃ, POVO GALIBI-MARWORNO EM AMAPÁ. Identidade!, 29(1), 183–200. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/3122

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE