AS DISSONÂNCIAS E CONSONÂNCIAS ENTRE IMPRENSA NEGRA, EUROCENTRISMO, AFROCENTRICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Thiago Medeiros Fernandes Universidade Estadual do Ceará

Palabras clave:

Diversidade, Pertencimento histórico, Afrocentricidade, Ensino de História, Identidade negra

Resumen

Este artigo tem como objetivo discutir as abordagens decoloniais, com suporte da Lei 10.639/2003, para o Ensino de História, além de dialogar com os desafios da ótica estrutural sob a atmosfera eurocentrada nas diversas áreas da sociedade. A fim de propor um ensino afrocêntrico que, detidamente, evidenciem alguns conceitos no processo de ensino: diversidade, identidade negra e pertencimento histórico; no qual permita corroborar para desconstruir os estereótipos coloniais interligados na sociedade. Assim como dialogar com os desafios inerentes à sociedade a partir das organizações negras pós-abolição e a partir da imprensa negra. Por meio de uma análise bibliográfica de caráter qualitativo, o presente estudo sucinta uma pesquisa em andamento que está abordando os seguintes questionamentos: Quais os desafios de relacionar a identidade negra à Educação Básica? Que dissonâncias estão intrínsecas na linha tênue de pertencimento histórico da cultura negro-africana? Tais questionamentos têm por finalidade proporcionar um debate conciso e, sobretudo, delinear possíveis discussões na construção da formação identitária negra livre das amarras eurocêntricas sob o viés decolonial na Educação Básica.

Publicado

2023-04-20

Cómo citar

Medeiros Fernandes, T. . (2023). AS DISSONÂNCIAS E CONSONÂNCIAS ENTRE IMPRENSA NEGRA, EUROCENTRISMO, AFROCENTRICIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA. Identidade!, 27(2), 64–87. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/2251