PENTECOSTALISMO INCLUSIVISTA?

BREVES APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE SEU CERTAME ÉTNICO

Autores/as

  • Marcelo Lopes

Palabras clave:

Pentecostalismo, Etnicidade, Inclusivismo

Resumen

O pentecostalismo − como vertente cristã egressa do protestantismo − possui, de igual modo, um caráter universalista. Contudo, a história própria tanto do protestantismo, como do pentecostalismo retrata certa dificuldade de assimilação da alteridade, sobretudo a da étnica. A partir deste ensejo, este breve ensaio pretende refletir sobre alguns aspectos histórico-sociológicos do viés inclusivista do pentecostalismo latino-americano em geral e, do brasileiro em particular, cotejando, neste fito, com alguns especialistas nacionais e internacionais sobre assunto.

Biografía del autor/a

Marcelo Lopes

Mestrando em Ciência da Religião (Ciências Sociais da Religião) pelo PPCIR – ICH – UFJF, Pós-graduado em Ciências da Religião pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro e Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia. Militar da ativa do Exército Brasileiro. E-mail para contato: montanhista-ms@hotmail.com. O presente artigo é uma versão de uma comunicação já publicada pela revista Magistro da UNIGRANRIO – Universidade do Grande Rio.

Publicado

2022-09-09

Cómo citar

Lopes, M. (2022). PENTECOSTALISMO INCLUSIVISTA? BREVES APONTAMENTOS HISTÓRICOS SOBRE SEU CERTAME ÉTNICO. Identidade!, 18(2), 229–238. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1848

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.