NEGRAS MINAS

O SENTIDO DO TRABALHO PARA AS MULHERES NEGRAS

Autores/as

  • Eliana Costa Xavier
  • Glaucia Maria Dias Fontoura

Palabras clave:

Mulheres negras, Identidade, Trabalho, Subjetividade, Saúde

Resumen

As mulheres negras construíram uma relação social, histórica, cultural e principalmente, de resistência com o trabalho. A contemporaneidade sinaliza ao fazer feminino negro independização e poder que transforma as mulheres negras em protagonistas no processo subjetivo de manutenção histórica das famílias negras. As estratégias que garantiram amparo e sustentabilidade às negras brasileiras e suas famílias durante o sistema escravista, além de marcador de resistência cultural, caracteriza como elas se subjetivam, vêem o mundo e lidam com as relações de poder dentro do espaço social. Através dos tempos, o trabalho marcou o esforço das mulheres negras transformando a obtenção e conquista da alforria em relação de potencial empreendedorismo. Mais que simplesmente sustentar a prole, elas dirigem toda energia para qualificar os lugares onde habitam.

Biografía del autor/a

Eliana Costa Xavier

Psicóloga/UNISINOS. Especialista em Saúde Pública – ESP/RS. Mestranda Psicologia Social PUCRS – PROBOLSAS. Cachoeirinha/RS-Brasil.

Glaucia Maria Dias Fontoura

Psicóloga/UNISINOS. Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Promoção da Igualdade Racial - PUCRS. Porto Alegre/RS-Brasil.

Publicado

2022-09-08

Cómo citar

Xavier, E. C., & Fontoura, G. M. D. (2022). NEGRAS MINAS: O SENTIDO DO TRABALHO PARA AS MULHERES NEGRAS. Identidade!, 18(3), 425–440. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1837

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.