A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE DA CAPOEIRA PARA O POVO BRASILEIRO

Autores/as

  • Rafael dos Santos de Oliveira

Palabras clave:

Capoeira, Identidade, Educação, Racismo, Esporte, Cultura

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da capoeira como uma das identidades nacionais do povo brasileiro. A metodologia utilizada neste estudo foi a ideográfica qualitativa interpretativa. Pois segundo Gaya et al (2008, p.58), “ [...] as investigações interpretativas pretendem compreender e interpretar os significados dos fenômenos e ações sociais”. O instrumento de análise utilizado foi a revisão de bibliográfica sobre o tema da capoeira, para que se pudesse verificar as diversas identidades construídas pela capoeira ao longo da história brasileira e como as classes dominantes e o Estado brasileiro lidaram com esta cultura popular. O resultado obtido com a pesquisa foi de que em determinado momento da história brasileira a capoeira sofreu grande repressão por parte do Estado e se constituiu como uma cultura de resistência as adversidades encontradas por seus criadores. Em outro momento é legalizada e incentivada como esporte nacional, pelo Estado brasileiro, que tenta manipular sua verdadeira história e tradições.

Biografía del autor/a

Rafael dos Santos de Oliveira

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Cursa Licenciatura em História. Atuou no ano de 2011 no Programa Escola Aberta onde ministrava aulas de capoeira. Atualmente é servidor público municipal na prefeitura de Gravataí, onde exerço a função de Guarda Municipal. 

Publicado

2022-08-23

Cómo citar

Oliveira, R. dos S. de . (2022). A IMPORTÂNCIA DA IDENTIDADE DA CAPOEIRA PARA O POVO BRASILEIRO. Identidade!, 19(1), 110–125. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1780

Número

Sección

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.