Violências e relações étnico-raciais

o que a educação tem a ver com isso?

Autores/as

  • Elaine Teresinha de Souza Vieira UNISINOS

Palabras clave:

Relações Étnico-Racias, Violência, Educação

Resumen

Este artigo tem a intenção de promover reflexões sobre como a escola pode se tornar um ambiente de convivência e de exercício das relações étnico-raciais e sociais, onde as crianças e jovens negros constroem suas identidades através do reconhecimento e valorização de suas ancestralidades. Pretende, também, através da Lei 10.639/03, promover a discussão sobre a inclusão, nos currículos escolares, da história e da cultura da África, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira na formação da sociedade e suas contribuições. Aborda uma perspectiva de reconhecimento pelos professores da importância de proporcionar aos alunos que vejam suas histórias contadas e retratadas de forma positiva, diminuindo, assim, as violências geradas por décadas em torno do ser negro na sociedade.

Publicado

2022-07-29

Cómo citar

Vieira, E. T. de S. (2022). Violências e relações étnico-raciais: o que a educação tem a ver com isso?. Identidade!, 16(2), 221–236. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1712

Número

Sección

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

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