Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços-tempos

Autores/as

  • André Lucas Porto Guimarães
  • Leonardo Eggres
  • Roberta Madeira Melo
  • Carla Beatriz Meinerz

Palabras clave:

Ensino de História, Brinquedos, Jogos e Brincadeiras, PIBID

Resumen

História do brinquedo e das brincadeiras é uma oficina educativa desenvolvida no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRGS, em ações do subprojeto História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Esta oficina, voltada para crianças, estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, possui como eixo temático o ensino de História, a educação para a diversidade e as brincadeiras em distintas culturas ao longo dos tempos. O presente artigo reflete sobre as possibilidades dos jogos e brincadeiras para tratar das histórias e culturas indígenas e africanas, reconhecendo o potencial presente na apropriação do lúdico em experimentações pedagógicas de construção do conhecimento histórico na escola. São utilizados autores que tratam do brinquedo e da brincadeira em diferentes campos do saber, entre eles, Johan Huizinga (1993) e Tânia Ramos Fortuna (2004); assim como a publicação organizada por Giacomoni e Pereira sobre Jogos e Ensino de História (2013).

Biografía del autor/a

André Lucas Porto Guimarães

Discente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Subprojeto História PIBID-UFRGS.

Leonardo Eggres

Discente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Subprojeto História PIBID-UFRGS.

Roberta Madeira Melo

Discente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Subprojeto História PIBID-UFRGS.

Carla Beatriz Meinerz

Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integra o Subprojeto História PIBID-UFRGS.

Publicado

2022-05-23

Cómo citar

Guimarães, A. L. P., Eggres, L., Melo, R. M., & Meinerz, C. B. (2022). Pensando outras perspectivas de história e a diversidade cultural a partir do brinquedo e das brincadeiras em diferentes espaços-tempos. Identidade!, 20(1), 38–50. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1576

Número

Sección

DIVERSIDADE E IDENTIDADE

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