Cristianocentrismo

construindo conceitos

Autores/as

  • Hendrix Alessandro Anzorena Silveira

Palabras clave:

Cristianocentrismo, Eurocentrismo, Cultura

Resumen

A cultura é uma teia de significados onde o sujeito é objetivado. Essa “teia de significados”, contudo, é construída pela própria sociedade que vivencia a cultura. Este artigo procura demonstrar como a cultura brasileira é cristianocentrada, ou seja, é referenciada pelos valores civilizatórios construídos pelo cristianismo. O entendimento sobre isso não é de todo novidade, mas não há um termo que compunha esse paradigma de forma mais clara. Com base em autores como Paul Tillich, Clifford Geertz e Zygmunt Bauman, entre outros, hermeneutizados pelas teorias pós-coloniais comprovaremos essa hipótese com a intenção de formular um conceito para o neologismo Cristianocentrismo.

Biografía del autor/a

Hendrix Alessandro Anzorena Silveira

Bolsista CAPES. Doutorando e Mestre em Teologia e História (EST). Professor e Babalorixá da Comunidade Tradicional de Matriz Africana Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre. Porto Alegre/RS, Brasil.

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

Silveira, H. A. A. . (2022). Cristianocentrismo: construindo conceitos. Identidade!, 21(2), 234–242. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1422

Número

Sección

RELIGIÃO, IDENTIDADE E HISTÓRIA