Formação em Saúde da População Negra

uma abordagem a partir da metodologia ativa

Autores/as

  • Maria Juliana Moura Corrêa
  • Stênio Dias Pinto Rodrigues
  • Selenir C. Gonçalves Kronbauer

Palabras clave:

Saúde da população negra, Formação critica, Metodologia ativa, Iniquidades raciais em saúde

Resumen

A educação na área da saúde tem apresentado profundas mudanças para acompanhar as exigências contemporâneas e os fundamentos que norteiam a formação do profissional e popular em saúde. As inovações tecnológicas e pedagógicas apontam para necessidade da formação de profissionais com desenvolvimento de competências crítico-reflexivo, capaz de transformar a realidade social. Este relato de experiência tem objetivo para apresentar a proposta do curso que reuniu conteúdos formativos e participativos que se embasaram na produção do conhecimento da política pública setorial relacionada com a temática da Saúde da População Negra, por meio de integração da teoria e prática. Para isso, optou-se por abordagem de metodologia ativa, para o qual se utilizou o esquema do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência de formação critica, a partir da proposta pedagógica, foi bem-sucedida na medida em que propiciou a valorização do saber profissional e popular, por meio do compartilhamento e ressignificação das práticas em saúde.

Biografía del autor/a

Maria Juliana Moura Corrêa

Doutora em Saúde Coletiva. Área: concentração em epidemiologia pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Mestre em Serviço Social pela PUCRS. Especialista em Epidemiologia pela UFPEL. Contato: mjulianamc@gmail.com

Stênio Dias Pinto Rodrigues

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais em Gestão Pública. Exerceu a Chefia do Serviço de Auditoria do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul/Denasus-SEAUD - Ministério da Saúde. Contato: steniodpr@gmail.com

Selenir C. Gonçalves Kronbauer

Mestrado em Teologia pela Faculdades EST. Área: Religião e Educação. Especialista em Gestão Educacional pela FACOS. Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ. Professora e Coordenadora do Grupo Identidade da Faculdades EST. Contato: selenir@est.edu.br

Publicado

2022-02-24

Cómo citar

Corrêa, M. J. M., Rodrigues, S. D. P. ., & Kronbauer, S. C. G. (2022). Formação em Saúde da População Negra: uma abordagem a partir da metodologia ativa. Identidade!, 22(1), 16–26. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1336

Número

Sección

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE