DO QUILOMBO PARA A ESCOLA

EDUCAÇÃO DE JOVENS EM CONTEXTOS URBANOS SEM ESCOLAS QUILOMBOLAS

Autores/as

  • Lueci da Silva Silveira
  • Carla Beatriz Meinerz

Palabras clave:

Educação escolar, Educação quilombola, Juventudes, Relações étnico-raciais

Resumen

O artigo resulta de uma escrita conjunta que reflete sobre os dilemas que os jovens quilombolas de uma comunidade urbana (Quilombo Areal da Baronesa) enfrentam para construírem suas trajetórias educativas. São jovens que vivem num território quilombola na cidade de Porto Alegre, sem escola específica, ocupando diariamente espaços de ensino pouco preparados, na perspectiva da Resolução nº 08/2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Tais orientações legais, construídas na forma de políticas públicas educacionais vinculadas aos processos contemporâneos de reparação histórica, são atravessadas pelos embates causados pela branquitude e pelo racismo estrutural e institucional, resultantes da colonização imposta aos povos de África e América. Inspira-se nos termos cunhados por Antônio Bispo dos Santos (2015) – transfluências e confluências – para tecer a comparação entre formas de educar e ensinar nas comunidades escolares e nas comunidades quilombolas, experimentadas pelas juventudes. O artigo está relacionado a uma pesquisa de mestrado em Educação e utiliza análise documental, revisão bibliográfica e entrevistas abertas como metodologia.

Biografía del autor/a

Lueci da Silva Silveira

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Contato: lueci22@yahoo.com.br

Carla Beatriz Meinerz

Pós-doutora em Educação. Professora do Departamento de Ensino e Currículo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Contato: carlameinerz@gmail.com

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Silveira, L. da S. ., & Meinerz, C. B. . (2021). DO QUILOMBO PARA A ESCOLA: EDUCAÇÃO DE JOVENS EM CONTEXTOS URBANOS SEM ESCOLAS QUILOMBOLAS. Identidade!, 26(1 e 2), 138–156. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1196