PALAVRAS GERMINANTES

ENTREVISTA COM NEGO BISPO

Autores/as

  • Dandara Rodrigues Dorneles

Palabras clave:

Palavras germinantes, Confluência e transfluência, Contracolonização, Saberes orgânicos e sintéticos, Afro-confluente

Resumen

Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nego Bispo, vive na Comunidade Quilombola Saco-Curtume, no município de São João do Piauí/PI – Brasil. É poeta, escritor, relator de saberes, lavrador de palavras e liderança quilombola. Também é autor dos livros Quilombos, Modos e Significados (2007) e Colonização, quilombos: modos e significações (2015). Nesta entrevista, Nego Bispo fala sobre os seus pensamentos acerca das diferenças entre as “palavras germinantes” e os “conceitos”, conversando a respeito de afro-confluência, encruzilhada, inspiração e educação, contracolonização e decolonialidade. Para o Mestre, as palavras germinantes, tais como confluência e afro-confluente, são vivas, possuem trajetórias e possibilitam reedição. Geram escritas orgânicas, sementes e frutos que alimentam mentes e sentidos. Diferente, por exemplo, das palavras estacionárias, compostas por uma letra sintética, sem força e desconectada. Além disso, a encruzilhada, para Bispo, é um espaço germinante, e não um conceito acadêmico da escrita sintética. Ler e escutar o Mestre Nego Bispo com suas inspirações ancestrais quilombolas é um convite a semear e a germinar modos de vida confluenciados para o presente e para o futuro.

Biografía del autor/a

Dandara Rodrigues Dorneles

Mestra e doutoranda em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS) e Grupo de Estudos Afro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GeAfro/NEAB/UFRGS). Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Contato: dandararodrigues.d@gmail.com

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

Dorneles, D. R. . (2021). PALAVRAS GERMINANTES: ENTREVISTA COM NEGO BISPO. Identidade!, 26(1 e 2), 14–26. Recuperado a partir de https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/1186