COMUNIDADES TRADICIONAIS: OS DESAFIOS QUE ENFRENTAM PARA QUE SEUS SABERES SEJAM VALORIZADOS PELO CURRÍCULO ESCOLAR

Authors

  • Gisele Paula Batista
  • Eugénia da Luz Silva Foster

Keywords:

Saberes tradicionais, Relações Étnico-raciais, Comunidades tradicionais

Abstract

Este artigo é parte integrante da pesquisa científica - Tecnologia Social: uma alternativa pedagógica para valorização de saberes tradicionais do Distrito de Mazagão Velho, que está em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).  O debate principal aborda a relação de poder existente no campo das ciências que não enaltecerem os saberes de comunidades tradicionais de afrodescendentes, por não estarem no rol de conhecimentos que vinham de uma corrente de pensadores brancos, europeus que dominavam as relações econômicas, sociais e políticas do mundo, com isso por serem considerados não válidos ficaram de fora do currículo escolar. Finalmente, deixamos algumas contribuições para que se possa pensar um novo formato de currículo que reflita os anseios dos sujeitos da comunidade.

Published

2021-08-10

How to Cite

Gisele Paula Batista, & Eugénia da Luz Silva Foster. (2021). COMUNIDADES TRADICIONAIS: OS DESAFIOS QUE ENFRENTAM PARA QUE SEUS SABERES SEJAM VALORIZADOS PELO CURRÍCULO ESCOLAR. Identidade!, 23(2), 149–165. Retrieved from https://revistas.est.edu.br/Identidade/article/view/747

Issue

Section

EDUCAÇÃO, SAÚDE E IDENTIDADE